SUA VAGA NA INDUSTRIA

Não perca mais tempo? encontre seu espaço na industria, com salários diferenciados

OPERADOR DE CALDEIRA

Baseado em 4 avaliações
  • 40 Horas de duração
  • 4 Aulas
  • 4 Módulos
  • 1 Avaliação
  • Certificado de conclusão
Parcele em 4x R$ 48,08 (ou R$ 180,00 à vista)
Comprar Agora Dê um passo adiante em sua carreira!
"Ótimo o professor e excelente."
Saulo Rodrigues Mariano
mais avaliações

O Curso para Operador de Caldeira da NR13 é destinado aos trabalhadores envolvidos, direta ou indiretamente, com a operação das instalações. O Treinamento estabelece requisitos mínimos para gestão da integridade estrutural de caldeiras a vapor, nos aspectos relacionados à instalação, à inspeção, à operação e manutenção, visando à segurança e à saúde dos trabalhadores. Curso NR13 Vasos de Pressão O objetivo do Curso NR13 Vasos de Pressão é capacitar os profissionais que irão operar as módulos de processo, que possuam vasos de pressão de categorias I ou II, visto que só podem ser operadas por profissionais com Treinamento de Segurança na Operação de Unidades de Processos,  visando desta forma à segurança e à saúde dos trabalhadores.

NR 13 - TREINAMENTO DE SEGURANÇA NA OPERAÇÃO DE CALDEIRAS

NOÇÕES DE GRANDEZAS FÍSICAS E UNIDADES
- Pressão;- Pressão atmosférica;- Pressão interna de um vaso;- Pressão manométrica, pressão relativa e pressão absoluta;- Unidades de pressão;- Calor e Temperatura;- Noções gerais: o que é calor, o que é temperatura;- Modos de transferência de calor;- Calor específico e calor sensível;- Transferência de calor a temperatura constante;- Vapor saturado e vapor superaquecido;- Tabela de vapor saturado.

CALDEIRAS – CONSIDERAÇÕES GERAIS
- Considerações gerais;- Tipos de caldeiras e suas utilizações;- Partes de uma caldeira- Caldeiras flamotubulares;- Caldeiras aquotubulares;- Caldeiras elétricas;- Caldeiras a combustíveis sólidos;- Caldeiras a combustíveis líquidos;- Caldeiras a gás;- Queimadores;- Instrumentos e dispositivos de controle de caldeiras;- Dispositivo de alimentação;- Visor de nível;- Sistema de controle de nível; - Indicadores de pressão;- Dispositivos de segurança;- Dispositivos auxiliares;- Válvulas e tubulações.- Tiragem de fumaça.

OPERAÇÃO DE CALDEIRAS
- Partida e parada;- Regulagem e controle: de temperatura, de pressão, de fornecimento de energia, do nível de água, de poluentes; - Falhas de operação, causas e providências;- Roteiro de vistoria diária;- Operação de um sistema de várias caldeiras;- Procedimentos em situações de emergência.

TRATAMENTO DE ÁGUA E MANUTENÇÃO DE CALDEIRAS
- Impurezas da água e suas consequências;- Tratamento de água;- Manutenção de caldeiras.

PREVENÇÃO CONTRA EXPLOSÃO E OUTROS RISCOS
- Riscos gerais de acidentes e riscos à saúde;- Riscos de explosão.

LEGISLAÇÃO E NORMALIZAÇÃO
- Normas Regulamentadoras;- Norma Regulamentadora NR 13.

6 meses Sem tempo para fazer o curso agora? Não tem problema.
Você poderá participar desse curso até 6 meses após a matrícula.

O pré-requisito mínimo para participação como aluno, em ambos os treinamentos é o atestado de conclusão do Ensino Fundamental. Para efeito desta Norma Regulamentadora será considerado operador aquele que possuir certificado do Treinamento para a função e comprovação de estágio prático, conforme descrito na mesma norma citada. O Curso NR13  do ITAR  é elaborado e validado conforme exigências do Ministério do Trabalho e Secretaria de Estado da Educação e do Desporto.

Acacio A. Schekiera
"Professor a mais 30 anos, atuando na área técnica profissional na qualificação de aprimoramento de pessoas."

   


Voltar ao topo